Descarte de Telefone | Onde e Como Descartar o Lixo Eletrônico?

Descarte de Telefone | Onde e Como Descartar o Lixo Eletrônico?

Descarte de Telefone: Onde e Como Descartar o Lixo Eletrônico?

A sensação de comprar um eletrônico novo é maravilhosa, não é? Seja um celular, notebook, ou até mesmo um fone de ouvido, não há nada melhor do que descobrir as funcionalidades de um novo aparelho. Mas você já parou para pensar no que fazer quando não o usa mais? Muitas vezes, seu eletrônico já nem funciona mais ou pode ser consertado. Nesse momento, surge a dúvida: onde descartar o lixo eletrônico?

Para te ajudar com o descarte de telefone ou de qualquer outro aparelho da maneira correta, preparamos este artigo.

Para se ter noção da importância de saber como e onde descartar o lixo eletrônico, veja que, de acordo com um estudo global realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), só em 2019, o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Nosso país foi tido, assim, como o maior produtor desse tipo de resíduo da América Latina. Em relação à produção de lixo eletrônico no mundo todo, em 2019, foram gerados mais de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Essa tendência, por outro lado, tende a crescer.

Um dos piores dados demonstrados pelo mesmo estudo foi o de que apenas 2% do total de lixo eletrônico é reciclado. Isso sem considerar o descarte de telefones ou de partes de aparelhos eletrônicos de forma incorreta, bem como todo o prejuízo que tais ações provocam à saúde da população e ao meio ambiente.

Na verdade, elementos utilizados na produção de equipamentos eletrônicos são altamente perigosos para a saúde humana, a exemplo do chumbo. Por isso, descartar o lixo eletrônico em locais adequados é de extrema importância.

Dados de outra pesquisa realizada pelo Cetem (Centro de Tecnologia Mineral) em 2018, em 5 cidades brasileiras, mostraram que 85% dos entrevistados mantêm uma gaveta ou compartimento em casa onde guardam aparelhos celulares, fones, cabos e bateria que não usam mais. A principal justificativa para tal comportamento é que os entrevistados consideram descartar o lixo eletrônico uma tarefa difícil.

Dessa forma, há um impasse quando levamos os dados de ambos os estudos em conta. Ao passo que produzimos muito lixo eletrônico, pouco se efetua a reciclagem, assim, grande parte desses aparelhos, já inúteis para o uso, fica parada dentro das casas dos brasileiros.

Mas o descarte do lixo eletrônico pode ser menos complicado do que se imagina. Existem mais 1.700 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados pelo Brasil e, nesses locais, é possível fazer o descarte de telefones, pilhas e baterias. Em estados como São Paulo, existem 70 PEV, que costumam se localizar em espaços de grande movimentação.

Ainda é importante ressaltar que diversas lojas especializadas em eletroeletrônicos e celulares mantêm caixas e outros recipientes para que os clientes possam descartar o lixo eletrônico de forma segura. Basta reparar ou perguntar para um funcionário, provavelmente, ele te mostrará onde descartar ou indicará um local onde a coleta é realizada.

Outra dica para os consumidores que pensam em fazer o descarte de telefones e notebooks com bateria de lítio, mais especificamente: não desmonte o aparelho, não retire a bateria. Entregue-os no local correto da forma como estão, inteiros. No caso das pilhas comuns, basta colocá-las em uma sacola e entregar no ponto de coleta.

Tipos de lixo eletrônico

O lixo eletrônico é caracterizado por todo equipamento do gênero, inteiro ou não, descartado após sua vida útil. Ao contrário do que possa parecer, esses resíduos não advêm somente do descarte de telefones celulares, baterias e pilhas. Na verdade, há 4 grupos principais:

–  linha verde: neste grupo, encaixam-se notebooks, computadores de mesa, telefones celulares, impressoras, mouses, carregadores, pilhas, fones de ouvido, baterias;

– linha marrom: aparelhos de televisão, aparelhos de som, aparelhos de DVD e VHS;

– linha azul: batedeiras, liquidificadores, secadores de cabelo, chapinhas, ferros de passar e eletroportáteis em geral;

– linha branca: máquinas de lavar, secadoras, geladeiras, fogões, etc.

Em diversas cidades do Brasil, a prefeitura, ou a iniciativa privada, disponibiliza caminhões que passam pelos bairros para recolher itens desse tipo e destiná-los à reciclagem. Isso é importante, sobretudo, no caso dos eletrônicos de linha branca, pois são pesados e difíceis de levar até o local de descarte correto.

Descartar o lixo eletrônico faz parte de muitos projetos municipais, sendo assim, com uma breve pesquisa, é possível encontrar diversos pontos de coleta. Existem, inclusive, aplicativos que apontam os locais credenciados para que o consumidor leve os seus eletroeletrônicos e dispense-os com tranquilidade.

Agora que você já sabe as classificações dos grupos de lixo eletrônico, quando for realizar o descarte, e caso tenha muito lixo, separe-o de acordo com o grupo ao qual o aparelho pertence.

Por que não posso jogar lixo eletrônico no lixo comum?

Mesmo os lixos “normais” devem ser separados entre recicláveis e não-recicláveis, orgânicos, entre outros. Imagine só misturar restos de comida com baterias de celulares? No fim das contas, todos os resíduos serão levados ao mesmo lugar: o aterro sanitário.

Infelizmente, muitas pessoas ainda trabalham nesses locais, no recolhimento de resíduos para vender. Por isso, descartar o lixo eletrônico inadequadamente é um problema para o qual muitas autoridades e especialistas têm se atentado nos últimos anos. Isso porque baterias de lítio e componentes de chumbo são altamente contaminantes para as pessoas e, em contato com o solo dos aterros, são prejudiciais à natureza, podendo contaminar os lençóis freáticos.

Assim, o solo e a água ficam impróprios para plantações e consumo. E o pior: não há como rastrear para onde os materiais recolhidos nos aterros sanitários irão. Trata-se, então, de um problema social e ambiental.

Agora que você já entendeu a importância de descartar o lixo eletrônico de forma segura, caso esteja considerando trocar de smartphone, adquirir fones novos ou um smartwatch, conheça uma loja especializada em celulares e outros eletrônicos: a Imobile celulares em Serra ES.

Além dos modelos mais modernos de smartphones da Xiaomi, fones e smartwatch, também prestamos serviços e implementamos tecnologias. Se você é do Espírito Santo, visite a Imobile Celulares em Serra ES ou, se preferir, compre pelo nosso site.

iMobile Celulares

Postagens do Autor